Português premiado com imagem de simulação de raios cósmicos

02-10-2011 16:40

Um investigador do Instituto Superior Técnico (IST) venceu um prémio internacional com uma imagem de uma simulação numérica do fenómeno de aceleração dos raios cósmicos, foi hoje anunciado em Lisboa. O estudo tem aplicações nomeadamente para o tratamento do cancro.

O prémio que distinguiu o investigador Frederico Fiúza, 27 anos, foi atribuído na 22.ª Conferência Internacional de Simulação Numérica de Plasmas, realizada recentemente em New Jersey, nos EUA.

Passo importante para o tratamento de doenças


Frederico Fiúza, do Instituto de Plasma e Fusão Nuclear do IST, disse à agência Lusa que a aceleração dos raios cósmicos é um dos maiores mistérios da física por desvendar e o seu trabalho "um passo importante num longo caminho".

O estudo deste tipo de fenómenos naturais tem também por objetivo conseguir reproduzi-los em laboratório, de forma controlada, o que permitiria acelerar feixes de partículas com energias moderadas para aplicações médicas, nomeadamente para tratamento do cancro.

Segundo Frederico Fiúza, o valor do prémio desta edição deverá rondar os 500 dólares, a avaliar pelos anteriores, pelo que considera ser mais importante pelo prestígio do que pelo valor monetário.


 
in: Expresso, 30 setembro 2011