Moto japonesa "alimenta-se" de dejetos orgânicos
Empresa de sanitas japonesa criou uma moto que tem uma retrete como assento e se move à base de um biogás criado a partir de dejetos orgânicos.
Fabricante japonês de sanitas TOTO adotou como desafio a redução de CO2 nas casas de banho para 50% menos do nível medido em 1990, e quer atingir esta marca até 2017. Talvez por isso, a empresa decidiu criar o Toilet Bike Neo Project, um veículo motorizado mais do que invulgar.
Trata-se de um motociclo de três rodas que na zona do assento tem montada uma sanita e que se move a biogás, criado a partir dos desperdícios que normalmente são depositados nas sanitas.
O objetivo da TOTO é publicitar as suas sanitas hi-tech, assim como educar as pessoas quanto às emissões de dióxido de carbono nas casas de banho e desperdício de água.
Para tal, a Toilet Bike Neo vai fazer uma viagem de Kyushu (onde se situa o quartel-general da TOTO) até Tóquio, com diversas paragens para encontros com a imprensa, incluindo uma em que vai prestar homenagem a um rochedo em forma de traseiro. A viagem terá início a 6 de outubro e deve durar cerca de um mês.
Note-se que a sanita não é o único elemento invulgar da Toilet Bike Neo, que inclui ainda uma lâmpada LED capaz de “escrever mensagens” publicitárias no ar graças a luz residual.
in: Jornal expresso, 4 de Outubro de 2011