E se um dia a Fórmula 1 fosse em silêncio?

08-09-2011 15:37

Veículos elétricos estão cada vez mais rápidos e com maior autonomia. Carro movido a baterias da Toyota bateu recorde na Alemanha, com velocidade superior a 260 kms/h.


A Toyota Motorsport GmbH (TMG) estabeleceu um novo recorde de volta para um veículo elétrico no lendário circuito de Nürburgring Nordschleife, na Alemanha, com uma extensão total de 20,8 km. O EV TMG P001, com um motor 100% elétrico pilotado por Jochen Krumbach estabeleceu um novo recorde de volta de 7 minutos e 47.794 segundos, batendo o anterior recorde de 9 minutos e 1.338 seg. por uma margem substancial. 

Recorrendo a dois motores elétricos, o TMG powertrain elétrico tem uma velocidade máxima de 260 kms/h, o que combinado com 800nm de binário lhe proporciona acelerações impressionantes.

Para Alastair Moffitt, gestor de projeto da Toyota Motorsport na Alemanha, o novo recorde é um alento para prosseguir o trabalho nos veículos elétricos e permite antever competições automobilísticas interessantes, tal como a Fórmula 1, mas sem motores a gasolina.

"Isto prova que nós estamos no caminho certo e que este carro tem muito potencial. A Toyota tem o know-how e as pessoas para poder pensar num futuro não muito longínquo numa competição só de veículos elétricos e nós queremos estar lá, nesse futuro", diz.  

O circuito de Nordschleife é muito usado para testes de automóveis, devido às mudanças de nível frequentes e retas bastante extensas, para fazer 'a fundo'. 


 
in: Expresso, 7 de setembro de 2011