China prestes a efetuar primeira acoplagem espacial

05-11-2011 21:57

A China deu ontem mais um passo na conquista espacial. O lançamento da nave não tripulada Shenzhou-8 foi bem sucedido e a sua acoplagem com o laboratório espacial chinês Tiangong-I, em órbita desde final de setembro, está prevista para daqui a dois dias.

Os lançamentos das naves Shenzhou e respetivas acoplagens com o laboratório espacial são etapas essenciais para o início das atividades da primeira estação espacial chinesa, prevista para 2020.

Shenzhou-8 foi lançada ontem às 5h58 locais (21h58 em Lisboa) da base espacial de Jiuquan, no noroeste de China, um lançamento que foi transmitido em direto pela televisão estatal CCTV.

Estação espacial à vista


As naves Shenzhou-9 e Shenzhou-10 serão lançadas em 2012 e também vão acoplar com o laboratório espacial, estando previsto que pelo menos um destes lançamentos seja tripulado, afirmou o porta-voz do programa espacial chinês, Wu Ping.

O procedimento de acoplagem é essencial para o sucesso da futura estação espacial da China, o que faz de Tiangong I um local de teste para as missões das naves Shenzhou.

A Estação Espacial Internacional, atualmente em órbita, funciona com a colaboração de cinco agências espaciais (NASA , Roscosmos , ESA , JAXA e CSA ), não incluindo a agência espacial chinesa CNSA .


In: Expresso, 2 de novembro de 2011